Foto: Radu Florin / Unsplash
Lifestyle

5 sinais de esgotamento emocional

Atualmente, os esgotamentos mentais são mais comuns, pois constantemente desempenhamos várias funções ao mesmo tempo, às vezes sem parar sequer. Tudo isto é propício aos tópicos esgotamentos. Por vezes, os temos e nem nos damos conta disso.

E com as redes sociais e a facilidade com que temos internet nos telemóveis, parar e relaxar é muito complicado – para não afirmar que é impossível. Ao termos assuntos pessoais, assuntos financeiros, trabalho e redes sociais, estamos absurdamente a estimular em demasiada a nossa mente deixando-a muito sobrecarregada. Carregar os problemas dos outros às costas, também irá aumentar ainda mais essa sobrecarga.

A maioria das pessoas encara isto como drama, porém o esgotamento mental é uma doença grave e não pode ser tratada desta forma. Sendo que também poderá desencadear em problemas emocionais e/ou físicos.

Por isso mesmo, neste post irei alertar 5 sinais para terem em atenção. 👇🏻


1. Dificuldade em adormecer e Insônias: E não só. Muitas vezes temos imensa dificuldade em dormir e acordamos por diversas vezes durante a noite. A nossa mente fica a divagar no que se passou, no que temos de fazer no dia seguinte, o enredo que é necessário resolver, as contas para pagar, aquela encomenda que ainda não chegou, entre as demais. Todos esses pensamentos acumulados vão sempre desviando o sono. Ouvir uma música relaxante poderá ajudar muitas vezes.

2. Sensação de que irão explodir em breve: Tudo nos irrita, desde pessoas a mastigar, alguém a teclar, o simples ruído das ruas, o riso de alguém. Tudo nos faz desesperar. O trabalho amontoando, o pouco tempo que temos, tudo isso vai sufocando mais e mais até estarmos perto do nosso limite e acharmos mesmo que iremos rebentar – o que, ocasionalmente, acontece.

3. Alteração drástica de humor e choro sem causas aparentes: Estamos rindo e do nada ficamos irritados. Às vezes nem há motivos, apenas mudamos sem contar.

Foto: Vladislav Muslakov / Unsplash

4. Falta de motivação e perda de produtividade: Todos nós passamos por esta fase tão dramática. Era tão bom que ela nunca acontecesse, não é mesmo? Porém, quando estamos esgotados mentalmente, ela está quase sempre presente. Parece que por mais que se faça, o dia não rendeu. Ficou muito trabalho por fazer e começamos a ficar desmotivados. Nestas ocasiões, respirem fundo, aceitem que não são máquinas e que nem todos os dias, irão ter um produtividade alta ou de 100%. A falta de motivação, por sua vez, é um pouco mais complicada, porém ultrapassá-la não é um bicho de sete cabeças. Basta procurarem algo que vos faça feliz: um passeio à beira mar, escrever, ler um livro, ir jantar fora, entre outras atividades. Verão que após fazerem aquilo que adoram estarão com alguma motivação, para não afirmar mesmo que ela volta com força.

5. Ansiedade, desânimo, grande tristeza, sem motivos aparentes: A ansiedade sempre será um dos problemas mais comuns e sérios do século. É algo que foge ao nosso controle. Sentimos o coração bater mais rápido, um nó na garganta, aquela sensação de mal estar ou que irão morrer, entre as demais. Por vezes, a ansiedade dá asas a ataques de pânico, que vêm piorar toda a situação. Todos esses sintomas variam por vezes. Pode acontecer de uma maneira comigo e diferente com vocês. Já o desânimo e a tristeza sem motivo é algo alarmante. Um conselho: apetece chorar? Chore! Apetece só ficar debaixo dos lençóis na noite em que os amigos saíram? Fique. Por ventura, precisamos de um tempo sozinhos para refletir.

Estes são os 5 sinais que considero os mais importantes, mas existem muitos mais. Se têm algum dos mencionados, procurem relaxar, desligar-se um pouco de redes sociais e de exigir demasiado de si mesmo.

O ser humano tem a mania de exigir demais. Tudo tem seu tempo, tudo será feito. A saúde mental é bem diferente da física. Não são uns cremes ou comprimidos que irão mudar a tua mente exausta. Ter isso em conta é importante.

Tirar um tempo sozinho não é luxo, mas sim um bem necessário. Pensem nisso. 😉

11 comentários em “5 sinais de esgotamento emocional”

  1. adorei o post, já passei por isto. E a saúde mental é um tema que me desperta imenso interesse. E infelizmente muitas pessoas que nunca passaram por um tipo de situação destas não compreendem, nem sabem como ajudar pessoas que se encontram nesta situação.
    algo que me ajudou imenso foi criar um diário de gratidão e escrever nele todos os dias (:

    http://arrblogs.blogspot.com/

    1. Infelizmente, quem nunca passou por isso, geralmente pensa que estamos a fazer-nos de coitadinhos, quando elas podem ter estes mesmos sintomas, mas não saibam do que se trata. Gostei da ideia do diário. Fico feliz por ter-te ajudado e pela dica. Beijinhos 😘

  2. Adorei mesmo o post, infelizmente sei o que é isso e os sintomas pois passo pelo mesmo. E o pior não é passar por isso é ninguém perceber o que se passa. É horrivel!!

    Um beijinho,

    1. Infelizmente são poucas as pessoas que sabem o que isso é. Na maioria das vezes, só sabem julgar e dizer que são maluquinhas. Uma triste realidade. Beijinho querida 😚

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *