Foto: Carolina / Pinterest
Beleza

Como ter um cabelo saudável?

À medida que vamos crescendo, a nossa imagem requer um cuidado/preocupação maior, especialmente se estamos a trabalhar. Sendo que após os 18 anos, a maioria dos jovens já tem emprego, essa preocupação começa bem mais cedo. É necessário admitirmos que desde que somos adolescentes, que o cabelo é algo sempre muito estimado, para não especificar que é algo que temos uma apreciação enorme e sentimos-nos mais belas quando mudamos o seu aspecto.

Por isso mesmo, este post surge. Com tantas alterações a que submetemos o nosso cabelo diariamente, o mesmo tende a enfraquecer um pouco (dependendo das pessoas), e ao submetermos os fios a temperaturas altíssimas dos secadores e esticadores, vemos as nossas pontas a espigar, o cabelo sem brilho e em vez de cuidarmos dele, decidimos que precisa de uma boa pintura, madeixas ou até luzes, deixando-o assim ainda mais danificado, quebradiço e não tão saudável quanto desejaríamos. E o que devemos então fazer? Isso passarei a explicar.


Para termos um cabelo saudável temos também de começar a questionar-nos se nos alimentamos de maneira correta e saudável. Bebem muita água? Se não, deveriam.

Há alimentos ricos em proteína, fortalecem imenso os fios, tais como peixe, ovo, gelatina, carne, leite e derivados. A vitamina A e C, o ferro e o zinco, são também exemplos de outros nutrientes que irão ajudar nesse processo de fortalecimento.

Tal como mencionei anteriormente, não devemos danificar ainda mais os fios, portanto deixem o vosso cabelo descansar um pouco. Não o pintem por uns meses (garanto-vos que valerá a pena o esforço), deixem-no natural por um tempo e sempre que puderem cortem as pontas secas, ainda com coloração. Não sou a primeira pessoa que faz isto, e há mesmo cabeleireiros que aconselham este descanso, por isso estou a ser vossa amiga, sim?

Todos os dias, devem pentear o cabelo antes de dormir, com cuidado e sem força (Quando ouvem o cabelo “partir” é porque estão a penteá-lo com muita força, o que só o tornará mais fraco e quebradiço.). Lembrem-se sempre de dividir o cabelo ao meio, desembaraçar primeiro com uma escova oval almofadada, as pontas e só depois podem pentear de cima para baixo, de modo a estimular o couro cabeludo.

Não se esqueçam de higienizar as escovas que usam, retirar todo o excesso de fios acumulados na mesma (se o vosso cabelo cai muito, façam isto todos os dias, após escovar), passando um pente fino. Outra dica é lavarem as mesmas. Não, não estou a brincar. Podem colocá-la em água e sabonete por uns minutinhos e depois é só secá-la bem. Se têm muita sensibilidade, as escovas retangulares são as mais indicadas, sendo as mais aptas para desembaraçar qualquer tipo de cabelo.


2-3 vezes, por semana, lavem o cabelo com champô, tendo como preferência um que fortaleça, hidrate e limpe o cabelo em profundidade. Cabelos oleosos, poderão lavar mais vezes, devido ao óleo em excesso que produzem. Usem também, uma vez por semana, condicionador e máscara para manter os fios hidratados. Tentem que os mesmos sejam todos da mesma linha.

Sei que é difícil, mas tentem usar pouco o secador, por mais que queiram secá-lo rápido. Atualmente, já há no mercado alternativas ao secador que funcionam super bem também. O uso de um leave-in também é indicado, visto que este proporciona hidratação, protege o cabelo contra agentes externos (como a poluição e o sol) e ajuda a uniformizar o mesmo.

De 3 em 3 meses, há que fazer um esforço maior e dar um corte (nem que sejam 3 dedos apenas), porque assim o deixarão mais sedoso e leve. A hidratação feita nos salões de beleza sempre serão superiores aos que nos são oferecidos nos supermercados e farmácias. Há que ter isso em atenção.

E por último, procurem sempre optar por produtos que sejam naturais. Nada que contenha silicones, nem petrolatos, nem outras substâncias que só prejudicam.

Costumam cometer algum erro na vossa rotina capilar?

2 comentários em “Como ter um cabelo saudável?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *