Foto: chuttersnap / Unsplash
Reflexão

Ter pressa de ser (alguém).

Vivemos acorrentados ao tempo, andamos à sua velocidade e somos obrigados a habituar-nos à sua pouca hospitalidade de vez em quando. Quando se trata de ser, temos sempre pressa. Pressa de ter mais, de chegar lá mais depressa. Mas aonde? Aonde queremos ir? Quem queremos ser? E para quê a pressa? Não iremos todos chegar lá? Independentemente, do tempo? Não estamos todos no mesmo comboio, tentando sobressair-nos uns aos outros, levando com as partidas do tempo, com os seus avanços e pausas?

Atropelamos quem mais gostamos com a pressa de ser alguém; deixamos para trás quem mais amamos com a pressa dessa pessoa não ser a mais certa para o nosso futuro sucesso; destruímos memórias com vontade de ser diferente, de ser quem queremos ser.

Queremos ser alguém. Alguém com sucesso. Alguém que esteja acima de tudo e de todos. Todos temos pressa de crescer e de ser. Nem todos com a mesma trajetória, nem todos chegam a ser as suas melhores versões e nem todos têm a alegria de terem memórias boas de todo o percurso.

Nem sempre damos valor aos momentos e às pessoas. Achamos que irão para sempre estar no mesmo lugar. Achamos que iremos poder encontrá-las a qualquer momento, daqui a um mês ou dentro de um ano. Contudo, esquecemo-nos de que essas pessoas também estão fazendo o seu próprio percurso, querendo ser alguém. Todos nós seguimos caminhos distintos e não é certo que no final iremos reencontrar todos os que deixamos pelo caminho. O mais certo é chegarmos lá e estarmos sozinhos ou termos poucas mãos a apoiar-nos.

Não há que ter pressa de ser. As coisas têm o seu próprio tempo. O que não aconteceu foi porque não tinha de ser. Adiante poderá ser melhor. Ao virar da esquina pode estar a melhor aventura ou mudança da nossa vida e temos de estar preparados para ela. Ou então, nunca vamos estar. Teremos então de decidir se avançamos ou se nos mantemos no mesmo lugar. Sendo que de qualquer forma, chegaremos ao nosso destino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *