Reflexão Textos

Deixa chover.

Há dias em que parece que nenhuma peça encaixa no lugar certo. Que independentemente do casaco que escolhamos, vamos sempre nos acabar por molhar, o guarda-chuva vai partir e vamos aceitar que vamos ficar encharcados. Há dias em que a ansiedade vem com a força toda, nos derruba, faz de nós gato sapato e ainda se ri. Dias em que contamos todos os segundos para voltar para a cama, lugar de onde nunca devíamos ser saído.

Nesses dias todos os nossos desejos são abraços calorosos, que chegam sempre tarde, mesmo que sejam pontuais na hora marcada. Que todos os doces do mundo soam a amargos e nunca o suficiente para adoçar um dia com sabor a limão. Que todos os sóis que existam no universo, nenhum será suficiente para combater a nuvem que se instalou mesmo em cima da nossa cabeça. Olhamos ao nosso redor e no lugar das flores do jardim, estão árvores de troncos grossos e densa folhagem. Por mais caminhos que percorramos, vamos sempre dar a um início sem fim. E andamos nós, às voltas e voltas, na volta que não chega.

Mas em todos os dias existe um pôr-do-sol, um fim, com novas cores misturadas na paleta. Chegam os laranjas e mais um risco. E no azul mais um sarrabisco e afinal há descuidos que viram obras de arte. Perdida no fim de mais um dia, que finalmente chegou ao fim. A nuvem que já não tem mais chuva, o vento que leva as folhas e despe as árvores densas. A chuva que seca ao sol. E lá vem ele, vestido de si, despindo-me a mim, de medos e ansiedades. Faço a saudação ao sol, mesmo que ele se venha despedir.

Por trás de uma nuvem, tempestade ou dia mau, vai estar sempre o sol, nem que seja do outro lado do mundo. E quando damos por nós já demos a volta ao mundo e não aproveitamos cada gota de chuva para molhar o rosto. A chuva faz parte do processo, do florescimento. Por isso deixa chover, deixa abanar, deixa ir e vir consoante o tempo assim quiser. Porque não há semente que brote sem um pouco de chuva. Deixa chover e virar raio de sol, porque amanhã nascerá uma flor. E olha, está na hora: é pôr-do-sol em ponto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *