Sou apologista de listas, especialmente, se estas são constituídas de sonhos, desejos e objetivos. Não fazia sentido, deixar de partilhar convosco, porque esta lista de desejos também é para vocês (para refletirem e terem/serem no ano vindouro, pois é o meu maior desejo para todos), estes meus/nossos 21 desejos para 2021.
Acredito que a cada ano, os nossos desejos tenham de ser baseados nas ações/sentimentos que não foram abrangidos/conseguidos no ano presente. São pontos a melhorar, pois ao refletirmos, anotamos inúmeras falhas e com elas, chegam as soluções. A maior solução é aprender e fazer diferente, fazer melhor da próxima vez. Logo, para 2021, vamos refletir sobre o que aprendemos neste ano complicado, e preencher os novos capítulos com coisas boas, com sentimentos sinceros, com mais gratidão e mais amor.
Estes são os meus/nossos desejos:
- Ser ainda mais presente. Não faltar a aniversários nem a comemorações importantes, porque o sofá me cativa mais do que o barulho e a confusão. Sabe bem abraçar a confusão que é a nossa família toda junta, pois durante este ano, foi muito penoso não poder tê-los por perto. Estamos cá por tão pouco tempo, por isso temos de aproveitá-lo enquanto podemos. Só podemos contar com o hoje, pois o amanhã não é garantido. Passa tempo de qualidade com os teus. No fim de tudo, são as memórias de dias bons que nos acalmam e aquecem o coração.
- Ser mais consciente nas compras, nos conselhos, na vida. Por norma, o consumismo nunca fez muito parte de mim. Só que, infelizmente, também não opto pelo minimalismo, logo há que reduzir em tudo o que se possa. Nem tudo o que desejamos terá utilidade. Quantas são as peças que compraram por impulso devido a promoções? Chega de impulsos! É tempo de ser consciente. A nossa carteira agradece e o ambiente mais ainda. Precisamos diminuir o plástico e o papel. Diminuir o fast-food. Diminuir os nossos julgamentos para com o outro. Ajudar mais de verdade e com o coração. Pensar melhor antes de aconselhar e não ser hipócrita. Decidir mais vezes com o coração e menos vezes com a cabeça. Estamos todos numa jornada complicada, com problemas por igual, sejamos mais solidários, mais amigos, sejamos união e apoio. Para destruir, qualquer um destrói. Para construir, só os melhores ajudam. Entreajudem-se e pratiquem o amor. A tristeza vai embora mais rápido, quando estamos todos juntos. E, as coisas correm melhor. Podem acreditar, que não minto! 🤞🏼
- Vai, se tens de ir. Não fiques, se não és feliz. Encontra-te e descobre o melhor de seres tu. Quanto mais tempo ficamos num lugar que nos sufoca e impede de evoluir, mais desgastados/infelizes ficamos. Se não te faz feliz, ruma ao que te poderá fazer. Se tens de ir, não penses duas vezes e vai. Não esperes pelo momento certo, pois nada é tão incerto como o amanhã. O certo é o agora, o hoje. Se tens de o fazer, fá-lo hoje! Já! Encontra-te, redescobre-te e apercebe-te do quão importante és e do quanto significas. Se és como és, é porque travaste as maiores dificuldades e ainda que tenhas saído delas lesada, deste a volta por cima. Se és como és, aceita. Sê feliz. Não há nada melhor do que sermos nós mesmos. Somos únicos, e por isso somos especiais.
- Pensar demasiado no que não podes controlar, não adianta. Deixa fluir. Quando temos um problema, há a tendência de pensar exageradamente nele. Só piora a situação. Existem coisas que não podemos controlar, que têm o seu tempo. A única coisa que podemos fazer é deixar fluir e o que for para ser nosso será. O que é teu e para ti, irá encontrar-te, mesmo que não o procures. Deixa-te surpreender.✨
- Para de criar competições que não existem. Não é porque o outro tem que tens de ter também. Criamos e vivemos em ilusões. Os outros vivem a sua vida de acordo com o que almejam. Não é por isso, que és menos ou que sejas falhada/o por causa disso. Cada um tem o seu tempo, os seus objetivos. Não é porque os teus amigos namoram, que tens de namorar. Para de competir com quem só está a viver a sua vida. Compete contigo mesmo/a e vive a tua vida. Não te regules pelos outros, nem tentes viver uma vida que não é tua. Passa menos tempo vendo os outros a viverem as suas vidas e passa mais tempo a aproveitar a tua.
- A tua saúde mental é mais importante do que todo o resto. Ponto final. Enquanto não priorizares a tua saúde mental, vais continuar sempre na m$#da. És mais importante do que trabalho, festas e amigos. Tira um tempo só para ti, vê o que não está bem, o que podes melhorar e cura-te. Não deixes para amanhã. A tua saúde mental é mais importante do que todas as marcações que tens para hoje.
- Não resumas nenhum dia/mês/ano/situação como horrível/má, só porque algo correu mal. Quando algum momento menos bom acontece, optamos por qualificar aquele dia como mau, ignorando e menosprezando as coisas boas que houveram. Há parar e pensar melhor: a situação menos boa foi constante?; vale a pena resumir um todo de coisas boas, numa coisa má, devido a algumas situações?. Talvez, encontrem as respostas necessárias, para poderem, por exemplo, classificar 2020, de forma mais consciente.
- Faz o que te faz feliz, todos os dias. Tira um tempinho para ti, no teu dia, para te mimares. Skincare, banho relaxante, uma série enrolada/o no sofá, comer algo que gostas, estar um pouco com a família, ler ou até mesmo, escrever. Fazer o que mais nos dá prazer é uma fonte de motivação para um novo amanhã. Não deixem de serem felizes hoje, com esperança que amanhã poderão ser. Sejam hoje.
- Recomeça as vezes que forem necessárias, até estares feliz com as tuas conquistas. Custa falhar? Claro que sim. Só que todos falhamos, tal como tu. Aprende a ver isso como uma coisa boa e não má. Falhaste porque tentaste, logo tenta novamente. Recomeça as vezes que forem precisas e quando conquistares o que queres, verás o bom de não desistir.
- Deixa de partilhar os teus objetivos, relacionamentos, medos e problemas, mostra os teus resultados. O melhor da vida se faz em silêncio. Nunca iremos saber as intenções e energias de quem está do outro lado. As pessoas podem não ter a intenção de transmitir más energias, mas o facto é que, muitas delas, ao não terem as mesmas capacidades e/ou felicidade, transmitem energia tóxica. Todos os nossos movimentos, palavras e ações têm energia. Deixemos os nossos planos rabiscados só para nós e os resultados às vistas de todos. Porque depois de estar concluído, existe menos probabilidades de falhas e de contaminação. 😉
- Sê grato por tudo o que tens, em vez de só pensares no que ainda não tens. Quanto mais grato fores, mais terás. Não te massacres para ter o que os outros têm. Trabalha para o que queres, sem pensar nos demais. Dá-te grato pelo que tens, pois podias nem ter casa e comida, em vez de menosprezares o que tens, devido ao que ainda não conseguiste obter. De passo em passo, subimos uma escada. Não queiras cair, por subir demasiados degraus, de uma só vez. Agradece cada passo e receberás a recompensa.
- Corre atrás dos teus sonhos e não pares até estarem realizados. Se não lutares por eles, não serei eu a lutar.
- O teu corpo é a tua casa: cuida dela, prioriza-a, cura-a e ama-a. O corpo é o resultado da mente. Quanto mais tempo pensares de maneira errada, mais contaminado ficará o corpo. Cultiva bons pensamentos, cura a tua alma ansiosa e desmotivada, ama-te sobre tudo e todos. Aprende a ver-te realmente no espelho e abraça a tua casa. De nada adiantará uma dieta, quando a mente está cheia de ervas daninhas.
- Para de deixar as coisas para amanhã, quando podes fazê-las hoje. Aprende a deixar a preguiça de lado e a abraçar o que necessita de ser feito. A preguiça é um problema a longo prazo. Quanto mais se deixa ela ganhar, mais viciada fica. E a nossa vida? Fica um perfeito caos. Deixemos de nos lamentar pela quantidade de coisas a fazer e a deixá-las para outro dia e em vez de ficarmos umas quantas horas nas redes sociais, façam o que têm a fazer. Priorizem o que realmente necessita de ser feito. Adiar o inadiável, nunca é solução. Há que fazer hoje, pois amanhã haverão outras coisas a serem feitas. Evita o caos e organiza-te.
- Não te apresses a saber/solucionar tudo. Deixa que a vida te surpreenda. Estar sob controle, só causa mais pressão e ansiedade. Não temos de saber fazer e solucionar tudo. Precisamos aprender, tal como não podemos controlar tudo e todos à nossa volta. Cada coisa tem o seu destino e a sua hora.
- Pessoas evoluem, crescem e mudam, só temos de aceitar e seguir em frente. A cada transformação notamos certas diferenças. Existem compromissos que não queremos mais, amizades com as quais já não nos identificamos, pessoas com as quais deixamos de falar e tudo bem: é o mundo evoluindo e mudando. Há que aceitar, que não vamos estar sempre no mesmo lugar, tal como os outros também não. Para nos transformarmos e evoluirmos existem muitas coisas/pessoas que ficam para trás, incluindo sonhos e objetivos. Basta aceitar e seguir. Simples.
- Confia. O que está para vir será melhor do que já foi, apesar de ser diferente do que expectas. O que virá, não poderá ser pior do que já foi, pois já aprendeste e farás diferente. Abraça o que colherás, ainda que não seja o que pretendes, pois poderás surpreender-te. Confia que sim. Deixa o universo decidir.
- Torna-te consciente do que realmente vale a tua energia. Se não vale o teu esforço, nem o teu tempo, abandona. Ser consciente acerca das coisas às quais dispensamos tempo, desnecessariamente, é um ponto a teu favor. Investe tempo no que realmente te acrescenta e te faz feliz. O que não se enquadra nisto, então não deve pertencer à tua vida. Para descobrires se realmente vale o teu esforço/energia, pergunta-te: “Isto irá ajudar-me, de alguma forma, para a vida que quero ter?”. Se sim, vale a tua energia. Se não, abandona e segue em frente. A vida é mesmo assim, cheia de decisões, essas mesmas que regem os caminhos até chegarmos ao nosso real propósito, ao nosso destino esperado. Lembra-te: dás vida, ao que dás energia.
- Nem tudo o que te pesa é teu para carregar. É hora de deixar ficar o que não nos cabe a nós carregar. O que não te faz avançar, normalmente é o peso dos antigos erros, as desilusões, os comentários negativos que continuaram a acompanhar-te para sempre. Os problemas dos outros, não são teus. Abandona-os. Carrega apenas o que é teu, enquanto for necessário, pois o passado não deve andar às nossas costas. Deixa de carregar o mundo e todos, pois no final, o/a único/a lesado/a serás tu.
- Planta o que queres viver e ser amanhã. Más sementes resultam em más circunstâncias. Boas sementes resultam em boas oportunidades.
- Escolhe, quem te escolhe. Dá valor, a quem te dá valor. Dá o que recebes. Se te priorizam, prioriza também. Se te escolhem, escolhe também. Se te valorizam, valoriza também. Jamais te does a quem nada faz por ti ou por te merecer.
Quais são os vossos desejos para 2021?
Aprendi a florescer, quando tudo em mim morreu. A minha maior motivação para mudar foi a deceção. Tive de experienciar a maior dor, para sentir a plenitude de ser feliz com todos os mínimos detalhes. Viver a vida no seu máximo, independentemente, do medo que dê, das decisões e falhas é o meu lema de vida e farei de tudo para conseguir mantê-lo. Só conseguimos entender um arco-íris, depois da catástrofe, pois se fosse antes não teria sentido algum. A bonança vem, mas para isso, terás de ter coragem para decidir o que é melhor para ti! Descobre o que estás a fazer mal e descansa esse coração ansioso, porque tudo demora e a cura/mudança são as que mais demoram tempo.