Reflexão

Até hoje, amanhã é muito longe.

Temos em nós o poder de mudar de direção, de exercer sobre nós a mudança, ou a continuidade na luta por um fim. Lutamos tanto pelos nossos sonhos e é esse mesmo o caminho certo. Mas focamos tanto que nos esquecemos tanto de olhar ao redor e apreciar a viagem.

O que importa não é o que levamos no fim na bagagem para reviver. O que importa é o que nos faz encher a bagagem, as pessoas, as paisagens, os momentos e as vivências. Quando chegamos ao destino pode já não haver tempo para rever. Porque na vida não há revisão, nem guião, nem repetição. Na vida as coisas são instantâneas, como uma fotografia que se colocas o dedo no sitio errado fica manchado. Na vida revelamos e só ai descobrimos as consequências dos nossos erros. Mas é como uma peça de teatro, acontece e se correr mal correu, improvisamos até baixar a cortina e começarmos de novo.

Mas quantas vezes os cenários caem, a cortina cai antes do tempo e no lugar do que ensaiamos fica o desastre, bloqueamos. Não vamos dar por garantido tempo que nem sabemos se existe. Vamos aproveitar as coisas que nos acontecem hoje, quem temos. Vamos pisar o palco como se fosse a última vez. O palco da vida. Se nos incomoda vamos dizer, e se amamos não há motivo para negar. Vamos chorar tudo e rir, abraçar e beijar a boca ou a bochecha que temos hoje ao nosso lado. Amanhã. O que é isso? Quando lhe conseguires tocar avisa-me, porque é impossível. É o único impossível que nunca vamos conseguir superar. É nesse limite que limitamos a nossa pequeneza.

Por isso, vai. Não deixes as tuas certezas na incerteza da vida. Não deixes para amanhã quando não há certezas se existe amanhã. Não ligues mais logo, liga agora se podes. Não deixes esfriar o café porque café frio não aquece corações. Não durmas de costas voltadas quando tens o teu abraço favorito mesmo ao teu lado.

Então? Vamos amar e dizer tudo hoje? Porque o amanhã está demasiado longe e as saudades bateram à porta.

Amo-te.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *